quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conhecendo meu aluno:

Centro Universitário Metodista do Sul – Ipa
Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática e Avaliação
Alunas: Camila Blanco, Dione Gauto, Gabriela de Oliveira Aço e Roseli Bek


PROJETO DE TRABALHO

TEMA: CONHECENDO MEU ALUNO 

1. JUSTIFICATIVA:
            O  papel da escola se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo seus alunos tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso, estabelecendo saberes específicos.
            A importância de conhecer o aluno e contemplá-lo em suas necessidades transcende o contexto educativo e visa estabelecer vínculos que elevem a auto estima produzindo um fazer pedagógico diversificado e facilitador.
            Partindo do Referencial Curricular para Educação Infantil, de que o sujeito de nossa ação tem sua história, e de que é marcado pelo meio social onde vive, é fundamental que o corpo docente pontue estas relações possibilitando processos de aprendizagem que alcancem os níveis de cada um.
            O auto-conhecimento é a base para ampliar o conhecimento do outro como sujeito de importância, que age, interage e é capaz de modificar a sociedade, através de suas ações.
            O projeto “Conhecendo meu aluno”, com base no currículo dos sujeitos envolvidos, auxiliará na construção de uma identidade autônoma, que inicia pontuada por uma infância sadia, revelada através da formação de sua conduta.
           
2. OBJETIVO GERAL:
            Possibilitar que a criança construa sua identidade e autonomia por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência destas relações em diferentes situações.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü      Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo;
ü      Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais     através das brincadeiras, utilizando-se da música;
ü      Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator     primordial elevar sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
ü      Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam;
ü      Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e     viver, explorado através da diversidade cultural;
ü      Desenvolver o conceito de semelhança e diferença;
ü      Ocupar-se da arte do brincar contemplando jogos de conhecimento desenvolvam através da confecção e visualização da árvore genealógica de cada um;
ü      Relacionar através da seqüência lógico matemática sua idade e as idades de seus colegas, uilizando-se destes dados para problematizar situações diversas;
ü      Proporcionar um crescimento no vocabulário através de exercícios de estimulação da linguagem.

4. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
§         Saber trabalhar a percepção do corpo a partir de      observações sistemáticas no espelho;
§         Explorar a oralidade, diante de relatos vivenciados,              narrações e opiniões;
§         Trabalhar motricidade ampla e fina de maneira criativa por meio da produção e confecção de materiais;
§         Compreender a noção de quantidade;
§         Identificar os cinco sentidos.
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ü      Estimular a fala por meio da interação com o outro, atra-      
           vês de gestos, objetos e gravuras;                                             
ü      Conhecer o corpo por meio do uso de habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa;
ü      Explorar diversos objetos e suas propriedades( cor, som, odor, forma, tamanho, altura, textura, peso, consistência, movimento, temperatura, etc.).


6. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

ü      Confecção de crachás para auto identificação; 
ü      Construção de moral com fotos dos alunos;
ü      Interpretação de imagem;
ü      Exploração do espaço físico.

7. CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
Integração social entre alunos;
ü      Cooperação durante a realização dos trabalhos;
ü      Conscientização e respeito.

8. SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
  • Propor sistematicamente brincadeiras em grupos integrando os alunos, através de conversas em rodinha, a fim de possibilitar o conhecimento e aproximação das crianças;
  • Criar um cartaz com fotos dos alunos para auto-identificação;
  • Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas no espelho;
  • Estabelecer observações em duplas a cerca das diferenças e semelhanças entre os demais colegas, construindo o conceito do eu e do outro;
  • Fazer um desenho do corpo inteiro, incentivando a criança a reproduzir sua imagem;
  • Promover momentos em que o aluno observe seu próprio espaço e o do outro;
  • Nomear objetos e móveis presentes na classe, construir maquete da sala utilizando caixas de sapato e outros materiais recicláveis;
  • Na escola passear por suas dependências, conhecer funcionários, buscar o conhecimento de suas histórias de vida;
  • Realizar um conhecimento do bairro, fazendo visitas a casas comerciais, praças, moradores e outros;
  • Discutir profissões e respectivas atividades desenvolvidas na família;
  • Na rua onde cada criança mora realizar um reconhecimento das casas e dos moradores, estabelecendo conceitos de direito, esquerdo, frente, etc.

9. AVALIAÇÃO:
            A avaliação será de forma sistemática e, em todos os momentos do projeto serão registrados os avanços, desempenhos e dificuldades encontrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.
            Através de uma observação lançar os registro em uma ficha de relatos onde o desenvolvimento individual de cada criança e da turma em geral, possibilitará a identificação dos conhecimentos prévios e as condições que possam promover avanços na construção do conhecimento.

10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Revista. CRIANÇA do professor de Educação Infantil, Ministério da educação. Ed. 35. Dezembro, 2001.

FISS, Ana Jovelina L. PLANOS DE ESTUDOS. O pensar e o fazer pedagógico. Porto Alegre; Edicação dos Autores, 2001.188p.

Referencial Curricular para Educação Infantil.

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